Coordenador : Carlos Magno Rocha Ribeiro
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 393647.2206.28868.30052023
Departamento/Setor: GQO
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de Química (bacharelado, industrial, licenciatura) e ouros cursos da UFF poderão se inscrever para serem colaboradores nas ações de extensão. Alunos de Ensino Médio de Escolas já contempladas com o projeto. A presença dos alunos será livre, mas organizada pela Coordenação da escola.
Local de atuação: O Coordenador está lotado na Universidade Federal Fluminense, Campus Valonguinho, Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica - sala 216, Niterói, RJ O Cinedebate e a oficina serão oferecidos no CEBRIC (Colégio Estadual Brigadeiro Castrioto) em Niterói. As ações extensionistas têm a concordância da unidade escolar, e as inscrições nas ações são livres para qualquer aluno da referida Escola, e será acompanhada pela Coordenação Pedagógica da unidade escolar. Entretanto, serão exigidos 75% da presença dos participantes em cada atividade para receberem o certificado ao final do projeto.
Objetivo
Objetivos gerais: a) formação continuada de profissionais de diversas áreas do saber, em especial licenciandos em Química e Cinema da UFF, utilizando ferramentas instrucionais mais atuais (TICs), como o audiovisual, especificamente o vídeo. b) formação e capacitação de estudantes do ensino médio através de um cinedebate e uma oficina de produção de vídeos, considerando temas de interesses dos participantes Objetivos específicos: capacitação de licenciandos de Química, Cinema e demais áreas do conhecimento da UFF, além de estudantes do Ensino Médio através: a) da elaboração e produção de vídeos educativos e/ou de divulgação científica, que sejam contextualizados, inseridos no cotidiano das pessoas e inclusivos, em oficinas de produção visual; e b) de cinedebates e oficinas para estudantes do Ensino Médio.
Resumo
A importância da formação inicial de estudantes do Ensino Médio (EM) e da formação continuada de estudantes de Química e demais áreas é uma preocupação constante das Instituições de Ensino e do sistema educacional brasileiro. Tendo esse horizonte como motivação e interessados em colaborar com esse tipo de ação, elaboramos em 2015 um curso denominado: O vídeo no Ensino de Química: Formação continuada de professores, o qual buscou aliar novas ferramentas instrucionais e metodologias de ensino com a tecnologia da informação e comunicação presente no cotidiano das pessoas, como os vídeos. Devido ao seu sucesso, esse projeto vem sendo aprovado pelo Departamento de Química Orgânicada UFF, pela PROEX-UFF ou Licenciaturas-UFF desde 2015, com pequenas modificações em seu título. Em 2018 e 2019, visando ampliar nossas ações, além do curso extensionista, foram oferecidas duas ações de extensão (um cinedebate e uma oficina de produção visual) no Colégio Estadual Brigadeiro Castrioto. Em 2020/21 se realizou um estudo para que as ações pudessem ser oferecidas de forma remota devido à Pandemia COVID-19. A presente ação extensionista trata da continuidade de nosso projeto de extensão, que visa a formação continuada de alunos de diversos cursos da UFF que serão colaboradores na realização das atividades, e a formação inicial dos alunos do EM, através de um Cinedebate e uma oficina para a capacitação de alunos do EM sobre o tema, como ocorreu em 2018/19, como uma expansão do projeto de 2015. Essa proposta extensionista faz parte de um projeto FAPERJ aprovado em 2021, início 2022.